5 Dicas de segurança para dirigir na chuva

Dirigir na chuva, além de assustar muitas pessoas, causa inúmeros transtornos e acidentes, devido a fatores, como, por exemplo, a visibilidade reduzida e os pneus que não ganham a aderência que deveriam. 

Então, pensando em como te ajudar a se manter livre de imprevistos, compilamos algumas dicas de segurança para dirigir na chuva

Mas, antes de mais nada, precisamos ressaltar que é indispensável manter o veículo em boas condições e colocar em prática as instruções relacionadas à direção defensiva, apreendidas na autoescola.

Dito isso, vamos ao assunto:

Dicas de segurança para dirigir na chuva.

1 – Evite freadas bruscas durante períodos de chuva

Se você estiver em alta velocidade durante a chuva, não freie bruscamente, dirija devagar e faça a troca de marchas gradualmente. 

Isso porque seus pneus não estarão com a aderência ideal, e seguindo essas dicas as chances de derrapagem, que são altas nesse período e colocam em risco a sua segurança e a de outras pessoas, serão diminuídas. 

E se, em algum momento, você perceber que o carro já perdeu o contato com a via, mantenha as duas mãos firmes no volante e apenas tire o pé do acelerador até que a situação seja normalizada. 

2 – Use o farol baixo 

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que o farol baixo deve ser usado em rodovias e no perímetro urbano, e isso não muda ao dirigir na chuva. Pelo contrário, em período chuvoso, a orientação é ainda mais válida, pois se você acionar o farol alto, sua visão será ofuscada devido ao reflexo dele sobre a água. 

3 – Mantenha distância do veículo da frente 

A chuva prejudica a sua visibilidade e vai te impedir de antecipar algum movimento, por isso seja precavido e mantenha a distância segura de 10 metros sempre. Pense que você estará com a desvantagem da aderência, um fator decisivo, caso o carro da frente apareça inesperadamente. 

4 – Revise os limpadores de para-brisa 

Tomar cuidado com o para-brisa é uma das dicas de segurança para dirigir na chuva. Pense que durante o período de sol as borrachas dos limpadores podem ter ressecado. 

Então, a dica é: antes de começar o período de chuva, verifique o estado de conservação dessas peças.  

Outra dica de segurança é ligar o ar-condicionado e passar uma flanela seca do lado de dentro dos vidros para melhorar a visibilidade. 

5 – Tome conhecimento de avenidas alagadas e cuidado com os pedestres

Evite ruas que já possuem indicadores de alagamento durante os períodos de chuva. Use aplicativos, como o Waze, eles podem compartilhar esse tipo de informação. 

E por fim, dirija com cautela, pensando também nos pedestres distraídos ou agitados que podem estar pelo caminho.

Cautela e prudência são as palavras de ordem no trânsito em período de chuva!