O filtro de cabine é tão fundamental para o carro quanto o filtro de óleo, ar e combustível. Por isso é importante ficar atento à sua troca. No entanto, diferente dos outros filtros, o tempo certo para a troca deste, dependerá do local onde o veículo circula.
Fique por aqui para entender melhor sobre esse item!
A importância do Filtro de Cabine
Os filtros de cabine são responsáveis por reter partículas nocivas à saúde dos passageiros do veículo, e estamos falando tanto de gases como Óxidos de nitrogênio (NO e NO2), Dióxido de enxofre (SO2), e Ozônio (O3), quando dos ácaros e bactérias.
Em síntese, ao falar da importância do filtro de cabine, estamos falando de um item que atua prevenindo problemas respiratórios e garante que todos os passageiros do veículo respirem um ar mais limpo e agradável, evitando assim possíveis problemas de saúde.
E aí, ele é importante ou não é?!
Sobre os gases que os filtros de cabine conseguem reter (dióxido de nitrogênio, óxido de azoto, dióxido de enxofre e ozônio), vale dizer que eles são um dos principais causadores de câncer e dependendo das condições do ambiente, a concentração de partículas pode chegar a valores de 10 a 80 bilhões por metro cúbico de ar. É muita coisa!
Quando Trocar o Filtro de Cabine?
Os principais indícios de que o filtro está saturado são:
- odor desagradável
- restrição na entrada do ar para a cabine.
Vale dizer que mesmo os veículos que não possuem o sistema de ar condicionado, precisam fazer a troca do filtro de cabine. E para garantir a correta aplicação é necessário se atentar ao sentido de fluxo presente na lateral do filtro, por isso o ideal é procurar por uma oficina capacitada para o serviço.
Não ignore esse item tão importante. Venha fazer a troca aqui na Barão e prevenir-se contra doenças respiratórias e dermatológicas.
Troque regularmente o filtro de cabine. Fica a dica!