A Importância do balanceamento de rodas estar em dia

Qual é a importância de ter um balanceamento em dia? Essa é uma dúvida muito comum, e para ajudar a solucionar, preparamos esse conteúdo. Fique até o final e entenda mais.

O balanceamento de rodas é um dos serviços de manutenção de automóveis mais essenciais para a segurança dos veículos e seus ocupantes. 

Muitos não sabem, mas o bom funcionamento da direção do carro está diretamente ligado ao balanceamento e também ao alinhamento do carro. Tanto é assim, que o recomendado é que estes dois serviços sejam realizados na mesma manutenção.

Vale dizer que geralmente esses serviços são encontrados nas oficinas e auto centers com facilidade e costumam seguir uma média de preço (que vai depender da região).

No entanto, existem motoristas que por não entenderem a importância do balanceamento em dia, acabam ignorando a manutenção, e perdem qualidade no dia a dia de condução.

A importância do balanceamento de rodas

A rotação regular de pneus e o equilíbrio adequado das rodas são partes importantes do desempenho geral do veículo e é nisso que consiste o balanceamento (garantir que tudo esteja como deve estar).

Mas, além de manter o motor do carro e os sistemas internos, o balanceamento em dia também tem benefícios cruciais para motoristas e mecânicos que executam procedimentos de manutenção regulares nos pneus e na direção. Vejamos!

São benefícios provenientes do balanceamento:

  1. A economia com pneus
  2. O conforto no interior do veículo
  3. A segurança do condutor

 Como saber quando as rodas não estão balanceadas?

Um dos sinais de que o balanceamento não está em dia é quando há um “ponto pesado”, ou um desequilíbrio, na roda, o que impede que ela gire em um movimento circular bem focado, o que faz com que na medida em que a velocidade vai aumentando, o motorista vá percebendo que o volante ou os assentos balançam e vibram cada vez mais. E quanto mais rápido ele for, mais notável será a vibração. 

Também é provável que o motorista note que o carro está estremecendo ligeiramente, podendo até mesmo sentir um desconforto grande ao segurar o volante. Ambos são sinais de que  precisa colocar o balanceamento em dia. 

Também são sinais de desbalanceamento: 

  1. Volante mais “pesado”, 
  2. Carro puxando para um lado
  3. Direção tremendo
  4. Pneu consumindo de um lado só

Então, já sabe: se você notar alguns desses sinais, o mais recomendado é dar uma olhada no balanceamento de rodas, que você também pode fazer na Barão Pneus.