Todo motorista precisa estar atento aos pneus do carro para garantir que eles estejam em perfeitas condições, afinal estamos falando da única parte do carro que está em contato direto com o solo, e que é responsável por sua estabilidade e mobilidade.
As consequências de deixar esse cuidado de lado podem ser bastante sérias, indo de um significativo aumento do consumo de combustível, redução do conforto ao dirigir até o comprometimento da segurança do motorista, ocupantes e pedestres.
A grande questão, no entanto, é saber quando um pneu está ruim, não é mesmo?! Então fique por aqui que vamos te apresentar 5 sinais de que seu pneu está pedindo para ser trocado.
6 Fatores que interferem na vida útil do pneu
Diversos elementos podem interferir na vida útil dos pneus, são eles:
- Má conservação das vias
- Buracos que surgem de repente na estrada
- Obstáculos e objetos pontiagudos
- Condições climáticas adversas
- Altas temperaturas
- Chuva e raios solares.
Além disso, hábitos inadequados do condutor também podem interferir na durabilidade dos peneus. Mas o ponto principal é: quando o pneu está em más condições, não há o que fazer: é necessário substituí-los.
Como saber se está na hora de trocar o seu pneu:
1. Altura dos sulcos estiver no nível da banda de rodagem
É o famoso pneu careca! Além de estarem desobedecendo à lei, os motoristas que dirigem com o pneu careca arriscam se acidentarem e ainda receber cinco pontos na carteira, multa de R $195,23 e ter o carro apreendido.
2. O tempo de uso for excedido
Os pneus têm um prazo de validade de cinco anos após a data de fabricação, indicada na lateral do pneu por meio de quatro números. Portanto, verifique se o seu pneu já tem mais de 5 anos, devem ser trocados imediatamente.
3. Há o envelhecimento dos pneus
Como os pneus ficam expostos a diversas condições adversas no trânsito, como temperaturas altas, terrenos acidentados e diferenças de pressão, é muito difícil determinar, com precisão, quanto tempo um pneu pode durar.
Mas, se o seu pneu apresenta fendas na borracha e deformações, ele está com sinal de envelhecimento e substituí-los é o mais recomendado.
Você também deve ficar atento a outros sinais, como, por exemplo:
4. Aparecimento de furos ou cortes
5. Desgaste irregular
6. Surgimento de bolhas
Lembrando que aqui no blog, você encontra outros conteúdos relacionados aos cuidados com os pneus. E que você também pode fazer a troca e a compra do seu pneu na Barão recebendo todas as orientações de conservação e manutenção.
Está inseguro quanto a sua troca de pneus? Fale com a nossa equipe e leia também: