Como aumentar a durabilidade do seu pneu?

Se você chegou aqui porque quer saber como aumentar a durabilidade do seu pneu, vamos te ajudar! Continue a leitura.

São os pneus do seu carro que dão a base da sustentação e da mobilidade para ele, por conta disso eles são as únicas peças com contato direto com o chão, gerando desgaste. Assim, o tempo que os pneus podem ser utilizados com segurança varia entre meses a anos, a depender da intensidade do desgaste do uso do veículo e dos cuidados que cada proprietário tem.

Antes de te dizer como aumentar a durabilidade do seu pneu, queremos te fazer umas perguntas: você se lembra da última vez que verificou se a calibragem estava dentro do nível ideal? Saberia dizer se os bicos estão intactos ou se a saliência localizada no sulco está no mesmo nível da banda de rodagem? 

Essas respostas, dizem muito sobre a maneira como você cuida do seu pneu e não sabê-las é um mau sinal.

Agora, se você está atento a tudo isso, significa que você já toma cuidados para que a vida útil dos pneus do seu carro seja prolongada. 

No entanto, em ambos os casos, cabe ficar atento às dicas que separamos aqui de como aumentar a durabilidade do seu pneu.

Confira!

5 dicas de como aumentar a durabilidade do seu pneu

1. MANTENHA A CALIBRAGEM EM DIA

Rodar com pneus 3 libras abaixo do indicado favorece a redução de até 10% da sua vida útil.

Rodando com  pressão de 5,8 libras abaixo do ideal, a vida útil do pneu pode cair até 25% e ainda pode aumentar o consumo de combustível em cerca de 2%.

Sendo assim, verifique a pressão dos pneus semanalmente (ou no máximo a cada 15 dias), respeitando a recomendação do fabricante (indicada no manual do proprietário). 

2. FAÇA O ALINHAMENTO E BALANCEAMENTO

Durante o uso, os eixos e a suspensão do veículo sofrem com o impacto que ocasiona o desalinhamento e o desbalanceamento, e isso também pode interferir na vida útil dos pneus.  

Então, fique atento aos sinais da direção: se o volante estiver puxando para um dos lados, é sinal de que chegou a hora de alinhar os pneus.

Ou, se ao atingir as velocidades mais altas, o veículo trepida, é porque chegou a hora do balanceamento. Então faça isso o quanto antes. 

3. RESPEITE A CAPACIDADE DE CARGA 

Os pneus do seu veículo suportam uma certa carga máxima, e você precisa respeitar isso, pois é importante para  prolongar a vida útil dos pneus e zelar pela segurança de todos os ocupantes do veículo. 

Consulte o limite de carga estipulado pelo fabricante, no manual, e se mantenha dentro dele.

4. FAÇA RODÍZIO 

Pneus dianteiros e traseiros trabalham em situações diferentes e isso provoca o desgaste desigual. Para aumentar a vida útil dos pneus, fazer o rodízio, conforme recomendação do fabricante, ajudará na durabilidade, garantindo que o desgaste ocorra de forma regular.

5. ATENÇÃO NA SUA MANEIRA DE CONDUZIR

O modo como você dirige também influencia na durabilidade dos pneus do seu veículo. Acelerações e frenagens bruscas desgastam mais os pneus, além de prejudicarem o sistema de freio e aumentarem o consumo de combustível. Então conduza sempre com prudência.

Bom, se você estava se perguntando como aumentar a durabilidade do seu pneu, essas dicas são fundamentais. No entanto, fazer revisões e contar com suporte de especialistas também é importante. 

Por isso, colocamos nossos profissionais à sua disposição.

Conte conosco para o que precisar e aproveite o tempo para ler outros artigos em nosso blog e se informar sobre outras dicas!

Até logo!