Como calibrar pneu de carro?

Você sabia que a calibragem do pneu interfere no gasto de combustível e sua durabilidade? E que se seu estepe não estiver calibrado, você pode ser multado? Todas essas informações são verdadeiras e nós vamos te ajudar a evitar esses problemas.

Para manter a saúde de seus pneus e o bom desempenho do seu veículo, é importante calibrar uma vez na semana, caso rode apenas na cidade, ou a cada 3 ou 4 dias, se você tem costume de pegar estrada. Consulte a calibragem recomendada pela montadora no manual do proprietário ou na parte interna da porta do motorista. Ali, você deve considerar a libra de acordo com o peso atual do carro.

Como calibrar pneu de carro?

Em um posto de combustível mais próximo, procure a bomba de ar e:

  1. Digite o número da libra no visor do calibrador;
  2. Retire a tampa do pino do pneu;
  3. Encaixe a mangueira;
  4. Aguarde o apito do equipamento indicando a pressão ideal;
  5. Tampe o pino.

Repita o procedimento nos outros quatro pneus, contando o estepe. Com isso, você evita o aumento de até 0.3% do consumo de combustível por quilômetro rodado e uma infração grave no valor de R$ 195,23 por estepe vazio.

4 dicas indispensáveis para calibrar os pneus

1. Faça a calibragem com os pneus frios

A primeira informação básica que você precisa saber é que, para calibrar os pneus, eles precisam estar frios. Quanto maior a temperatura, maior será a pressão e vice-versa, o que influencia diretamente na calibragem correta.  Por isso, o ideal é que o veículo percorra uma pequena distância para realizar o procedimento. Caso isso não seja possível, acrescente de duas a três libras em relação à pressão recomendada.

2. Utilize a pressão correta

De nada adianta calibrar os pneus periodicamente se você não sabe bem qual é a pressão correta que deve ser utilizada. Aliás, isso pode trazer diversos problemas, como a perda de estabilidade do veículo nas curvas, direção pesada, desgaste localizado e prematuro dos pneus, entre outras complicações. Desse modo, é fundamental observar as recomendações do fabricante, que podem ser verificadas no manual do proprietário, na parte interna da porta do motorista ou, em alguns veículos, na tampa do tanque de combustível.

3. Considere o peso que o carro está carregando

No manual do proprietário, você verá, ainda, que o peso carregado pelo veículo também deve ser levado em consideração na hora de calibrar os pneus. Se estiver sem carga, a pressão será menor do que com mais ocupantes ou bagagens, por exemplo. Além disso, é preciso verificar em qual dos pneus será preciso aumentar a pressão. Isso porque, dependendo de onde estiver localizado o peso, a recomendação é que se altere a pressão apenas dos pneus traseiros ou dianteiros.

4. Calibre os pneus periodicamente

Esta é uma dúvida bem frequente: afinal, de quanto em quanto tempo deve ser feita a calibragem dos pneus? Bom, se você tem andado com frequência no seu carro, isto é, não tem deixado ele parado ou mesmo viajado e percorrido longas distâncias, o ideal é calibrar uma vez por semana ou, no máximo, a cada 15 dias. Nos casos de veículos que percorrem muitos quilômetros durante o mês, a calibragem deve ser feita a cada 500 km, se ocorrer antes dos 15 dias. Já em carros pouco utilizados, o procedimento é necessário apenas uma vez a cada 30 dias.

Viu como é fácil calibrar os pneus? Não se esqueça de fazer o procedimento também no estepe do veículo. A diferença é a pressão a ser colocada: uma ou duas libras a mais do que o recomendando, pois, como ele fica guardado no porta-malas, é possível que esvazie mais rapidamente.