A Barão Pneus atende o cliente visando sempre o melhor para seu veículo, assim como o serviço de troca de correias do automóvel que por muitas vezes confunde o motorista, pois são várias correias no compartimento do motor, mas qual a função delas e os prazos de manutenção?
Tipos de Correias
Existem diversas correias, separamos aqui algumas delas e os principais cuidados que você deve ter na hora da manutenção:
Correia Dentada
Esta correia é a mais conhecida e importante do veículo. Sua função é ligar o eixo-comando das válvulas ao virabrequim do motor, fazendo com que as válvulas de admissão e de escapamento se abram e fechem no momento exato. Se ela arrebentar o carro não funciona mais. Deve-se manter uma revisão de seis em seis meses ou a cada 10 Km, pois caso ela rompa, pode danificar outras peças do motor.
Alternador
Sua função é colocar o alternador em atividade. Peça responsável por gerar energia para bateria do carro. Caso ela arrebente a bateria não carrega mais, podendo levar o veículo a parar de funcionar. A revisão dessa correia é recomendada frequentemente a cada 10 mil Km e troca de no máximo 20 mil Km.
Ar Condicionado
A correia do ar tem como função colocar o compressor do sistema em funcionamento. É ligada ao motor do carro e ao acionar o interruptor do ar dentro do veículo, a correia entra em funcionamento, possibilitando a diminuição na temperatura da cabine. Se esta for rompida o veículo pode ficar sem ar. Sua troca deve ser feita a cada 50 mil Km.
Direção Hidráulica
Esta correia aciona a bomba hidráulica que envia o fluido para a caixa de direção, diminuindo o peso do volante nas manobras. Seu rompimento não chega a trazer riscos ao carro porque a direção funciona normalmente, porém fica mais pesada. Revisão recomendada a cada 10 mil Km e troca a cada 20 mil Km.
Agora que você já conheceu um pouco das correias do seu carro e quais sua função, já sabe que é importantíssimo a manutenção delas, pois qualquer rompimento ou desgaste pode trazer problemas seríssimos para seu veículo. Por isso a Barão Pneus está aqui, para cuidar do seu automóvel com qualidade e segurança.
Qual a importância da correia dentada?
É essencial para o motor e deve ser trocada sempre de forma preventiva. Peças internas de motores a combustão precisam trabalhar com a precisão de um relógio, válvulas de admissão e exaustão têm que abrir e fechar no tempo certo enquanto os pistões sobem e descem movimentados pela força das explosões dentro dos cilindros. A coordenação desse movimento depende do perfeito sincronismo do sistema de distribuição mecânica. Para isso, alguns motores de veículos leves utilizam correia dentada, ou correia de sincronismo — um mecanismo mais leve e de menor custo. O papel: manter o sistema de
distribuição mecânica do motor sincronizado.
As correias dentadas convencionais são bastante compactas, leves e não requerem lubrificação constante. No entanto, como se desgastam mais rapidamente, exigem manutenção periódica, inspeção e troca. Em média, é recomendado que a correia dentada seja examinada a cada 10 mil ou 15 mil km, com substituição preventiva aos 60 mil km — salvo as recomendações dos manuais do proprietário com relação a uso regular, que encurtam esses prazos à metade.
Troca preventiva no caso da correia dentada é a única alternativa. Quando ela se desgasta, não há qualquer alteração no funcionamento do motor. Caso chegue ao limite, a correia irá se romper sem qualquer aviso, pistões e válvulas vão se movimentar desordenadamente e colidir dentro dos cilindros, levando à quebra das válvulas. Em outras palavras: a chance de perda total do motor é altíssima.
Conheça uma de nossas lojas (Mercês, Cristo Rei, Visconde) e venha para melhor equipe de mecânicos de Curitiba, venha para Barão Pneus!