Meu carro está vazando óleo. O que pode ser?

Precisou sair, foi tirar o carro da garagem e notou uma mancha de óleo no chão. E aí, é vazamento de óleo ou não é?

A chance de ser um vazamento é grande, mas, calma. O vazamento de óleo automotivo é algo que pode acontecer por vários fatores e a causa precisa ser identificada com o máximo de cuidado para que o problema possa ser resolvido com segurança e qualidade.

É importante levar o carro a uma oficina o quanto antes para reparar o dano. Afinal, o vazamento pode ser uma baita dor de cabeça, sem falar nos gastos. E se você quiser garantia de qualidade no conserto, procure a Barão.

Agora, vamos saber mais sobre o assunto.

O vazamento de óleo é um problema corriqueiro que os donos de veículos precisam enfrentar. Uma forma de prevenir é comparecer às revisões regulares do seu automóvel em uma oficina de confiança. Isso irá impedir problemas relacionados ao motor do seu carro.

Então, a primeira coisa que você precisa fazer quando o seu carro apresentar vazamento de óleo é verificar quando foi feita a última troca, lembrando que  ela precisa ser feita a cada cinco mil quilômetros rodados ou, pelo menos, uma vez por ano.

Outra coisa que você pode fazer é olhar a coloração do óleo. O óleo velho e sujo pode fundir o seu motor! Por isso, a partir de agora, queremos te dar algumas informações sobre o tipo de óleo adequado para seu carro.

Causas do vazamento de óleo do veículo

Algumas das causas mais comuns de vazamento de óleo são:

  1. Excesso de óleo;
  2. Tampa do tanque de óleo rachada;
  3. Desgaste da junta do cabeçote;
  4. Problemas no cárter e retentores.

Mas, falando sobre o tipo de óleo, você sabia que, pela coloração, é possível saber o que está havendo? Vejamos!

  • Óleo preto

A cor preta ou marrom bem escuro pode indicar que o problema esteja com o lubrificante que está sendo utilizado dentro do motor.

  • Óleo grosso marrom ou vermelho fino

Se o vazamento de óleo estiver muito espesso ou com uma das características destas cores, o problema pode ser mais sério e ter atingido o motor. Não arrisque. Vá para a oficina, imediatamente.

  • Castanho claro ou avermelhado fino

Quando acontece este vazamento mais à frente do carro, pode ser indício de que a direção hidráulica do veículo está com problemas.

  • Rosa, amarelo ou verde pegajoso

Pode ser problema com o líquido de arrefecimento. Também é uma indicação de problemas mais sérios, podendo levar ao aquecimento do motor e a danos maiores.

Contudo, não importa qual seja a cor do óleo: notou um vazamento, saiba que tem coisa errada e que você precisa de um profissional de confiança. Fale agora mesmo com a Barão, agende a sua visita e fique seguro.