Quando fazer a Limpeza dos freios?
Você já deve ter ouvido dizer que limpeza de freio é picaretagem, que não existe e que é perda de tempo e dinheiro. E não queremos entrar nesse mérito, ou te convencer do contrário. Até porque, polêmicas à parte, a ABNT (NBR 14778.2001) estabelece normas para manutenção e revisão do sistema de freio e essas incluem a limpeza do mesmo.
Mas, quando fazer Limpeza dos freios? Eis a questão.
Vejamos:
A Limpeza dos freios
Você já ouviu falar da inspeção da sapata de freio e do cilindro auxiliar (o famoso burrinho de freio), certo? Pois é, esse é um tipo de serviço que exige que as peças que compõem o sistema de freio estejam limpas, antes de tomar a decisão de substituí-las.
Isso porque, se houver sujeira, é bem provável que os resíduos vão contaminar todo o restante do sistema ao ser aberto e irá demandar a troca no fim das contas, mesmo que não fosse necessário. Consegue entender?
É por isso que a ABNT deixa bem clara a necessidade de:
- DESMONTAGEM
- LIMPEZA
- INSPEÇÃO
Agora, se alguns mecânicos e motoristas consideram a limpeza dos freios uma picaretagem, cabe a sua avaliação dos fatos também.
Por exemplo: Seu carro começa a fazer barulhos no freio e você o leva para a oficina. Chegando lá, a quantidade de sujeira acumulada está atrapalhando a visualização, e se o mecânico não limpar as peças, não poderá ter a certeza que o problema não é apenas sujeira. O que fazer?
Outro ponto a ser considerado é que o freio de qualquer veículo funciona por atrito. É o atrito que faz o carro parar. Se ele ficar raspando, gera resíduos, e, acontece que os resíduos desse atrito não desaparecem ou se desintegram instantaneamente. Ou seja, eles viram sujeira.
Por isso, nossos técnicos trabalham conforme as definições da ABNT, e apenas depois do sistema limpo, dão o diagnóstico do problema, bem como se há ou não há vazamento de fluído.
Outro motivo para fazer a limpeza dos freios é justamente fazer a eliminação dos detritos, para não cair sujeira dentro do cilindro. Pois, os resíduos provocariam o desgaste do cilindro, o que demandaria a troca antes do previsto, e em casos mais graves, a sujeira acumulada no sistema de freio pode provocar um acidente por falha.
Conservar os freios do veículo corretamente é um dos aspectos mais importantes e imprescindível, Muitos motoristas esperam que o carro comece a fazer barulho na frenagem, para então recorrer a um profissional, mas o correto é sempre estar atento ao veículo e leva-lo frequentemente a revisão. A manutenção preventiva dos freios, servem para aumentar a durabilidade dos componentes e verificar se estão em perfeito estado de conservação, além de ser executada por profissionais capacitados.
Dicas para a limpeza de freios:
- Verifique o fluído de freio a cada 30 dias;
- Troque o fluído de freios a cada 10.000 km ou 12 meses;
- O sistema de freio deve ser inspecionado a cada 10.000km;
- Não sobrecarregar o veículo acima da capacidade estabelecida pelo fabricante.
Além disso:
- Preserve o carro no dia adia pisando no freio aos poucos, com uma distância razoável antes do ponto de parada;
- Ao passar pelo buraco, o freio não deve estar acionado, caso contrário, uma pressão desnecessária será aplicada sobre as molas, podendo causar danos à suspensão e até o estouro de um pneu;
- O tamanho e a calibragem correta dos pneus também influem no desgaste das pastilhas;
- A borracha na tampa do reservatório de óleo de freio deve estar sempre em perfeitas condições, para evitar a infiltração de umidade.
Por isso, nós, aqui na Barão, fazemos a limpeza de freio.
Se você ainda não fez a limpeza do seu sistema de frenagem e pretende pegar a estrada neste fim de ano, venha fazer a limpeza e revisão dos freios com a gente, é só ligar e agendar!
Lembrando que a limpeza do sistema de freios é fundamental, antes de qualquer manutenção que exija desmontagem.
Com o sistema de freio não se brinca. Ele é o segurança do carro. ENTENDIDO?