O que é e como funciona o Arrefecimento do motor?

Você provavelmente já ouviu falar do sistema de arrefecimento do motor, mas o que é e como ele funciona? É isso que vamos entender nesse conteúdo.

Para começar, podemos dizer que o sistema de arrefecimento do motor é importantíssimo para o bom desempenho do seu veículo. Isso porque esse sistema mantém a temperatura do carro no patamar ideal.

Quando o sistema de arrefecimento do motor não funciona corretamente, implica no  superaquecimento do mesmo, problema esse que além de causar diversos problemas de funcionamento, também diminui a vida útil do veículo. 

Portanto, deve-se sempre ficar atento, procurando evitar a todo custo problemas com o  sistema de arrefecimento do motor.

Para te ajudar a cuidar desse sistema, preparamos esse conteúdo bem explicativo, onde você vai entender como funciona o sistema de arrefecimento do motor, a importância de determinados fluidos para o bom funcionamento e também como evitar problemas decorrentes do superaquecimento.

Tenha uma boa leitura!

O que é Arrefecimento do motor?

O sistema de arrefecimento do motor é o principal responsável por manter estabilizada a temperatura do veículo, evitando o superaquecimento do mesmo, mantendo assim o bom funcionamento e ampliando a vida útil do mesmo.

O sistema de arrefecimento do motor é formado pelos seguintes itens: 

  • bomba d’água;
  • radiador;
  • reservatório;
  • sensor de temperatura;
  • válvula termostática;
  • ventoinha (eletroventilador);
  • fluido composto por água desmineralizada, monoetileno glicol e inibidores de corrosão de origem inorgânica, orgânica ou híbrida.

A importância dos fluidos para o sistema de arrefecimento

Os fluidos compostos por água desmineralizada, monoetileno, glicol e inibidores de corrosão são importantíssimos para o bom funcionamento do sistema de arrefecimento, pois podem garantir a refrigeração adequada do motor e evitar que ele acabe enferrujado.

É importante dizer que esse sistema deve passar pela revisão periódica, indicada pelo fabricante, que deve ser realizada por uma oficina mecânica com profissionais competentes que devem seguir a proporção ideal de água desmineralizada, monoetileno glicol e inibidores de correção na composição do fluido.

Não tem certeza de que seu sistema de arrefecimento do motor está revisado e em dia, ou precisa revisar? Fale com a Barão Auto Centro e agende sua visita, para não correr riscos desnecessários.

Acredite em nós quando te dizemos que o uso do fluido de radiador adequado é tão importante para o bom desempenho do motor quanto a troca de óleo, pois oferece algumas vantagens importantes para a vida útil do veículo, por exemplo: 

  • evitar corrosão;
  • controlar a faixa de temperatura operacional do motor;
  • não congelar em baixas temperaturas;
  • não evapora;
  • aumenta a vida útil das peças que compõem o sistema de arrefecimento. 

Como funciona o Sistema de arrefecimento do motor?

O sistema de arrefecimento do motor funciona do seguinte modo: 

  • A bomba d’água força o fluido de radiador a circular pelas galerias internas do motor, resfriando-as.
  • A válvula termostática controla o fluxo do fluido de radiador.
  • O resfriamento das galerias é realizado em ciclo que recomeça sempre que o fluido de radiador atinge determinada temperatura que aciona a válvula termostática.

Para finalizar, um lembrete: Não esqueça de checar se seu sistema de arrefecimento está em dia e tirar suas dúvidas com a equipe da Barão. 

Leia também: 4 dicas para economizar com a manutenção do carro

Para que serve o sistema de arrefecimento automotivo?

O sistema de arrefecimento serve para manter o veículo em sua temperatura ideal. Composto por radiador, bomba d’água, mangueiras, reservatório de expansão e válvulas, seu funcionamento acontece em meio a um circuito fechado e pressurizado, onde o fluído circula para colher o calor gerado pela combustão e realizar a troca da temperatura com o ambiente externo.

De quanto em quanto tempo a limpeza do sistema de arrefecimento dever ser feita?

A limpeza do sistema de arrefecimento ou limpeza do radiador deve obedecer às recomendações de cada fabricante descrita no manual do proprietário. No caso de carros clássicos ou antigos, o critério para realização da limpeza do sistema de arrefecimento deve ser ainda mais rigoroso para evitar vazamentos devido ao risco aumentado de ressecamento das borrachas desse sistema e de possíveis pontos de ferrugem no radiador. A verificação visual feita por profissionais experientes garante a orientação para uma decisão segura sobre a realização ou não deste serviço, caso a caso.

Vale ressaltar que fatores externos como o trânsito das grandes cidades aumentam a exigência do motor, resultando no aumento de sua temperatura. Veículos nessas condições estão mais sujeitos à redução precoce do fluído de arrefecimento, sendo comum a necessidade de completá-lo para que retome à quantidade adequada.

Na Barão Pneus fazemos troca do sistema de arrefecimento. Após a limpeza, é feita a reposição dos fluídos com água destilada ou desmineralizada e aditivo, para radiador que irá aumentar o ponto de ebulição e, consequentemente, melhorar a refrigeração do veículo. Além disso, fazemos verificação das mangueiras que transportam o líquido do radiador até o motor para garantir que não há vazamentos.

O que fazer se o motor esquentar?

Inúmeros fatores podem causar o superaquecimento do motor, com potenciais danos ao veículo, incluindo o vazamento do fluído de arrefecimento. Atualmente, a maioria dos carros permite identificar rapidamente o problema por meio de alertas exibidos no painel do veículo e alterações no termômetro. Aos motoristas mais distraídos ou proprietários de veículos que não contam com tais facilidades, a fumaça pode ser o alerta derradeiro. Em nenhum desses casos seguir dirigindo é uma opção. Ligue o pisca-alerta e procure um lugar seguro para estacionar e aguardar o motor esfriar. Enquanto isto, entre em contato com sua seguradora ou serviço de reboque. E vale ressaltar: jamais tente abrir a tampa do radiador pois além de não garantir precisão no diagnóstico do problema ainda poderá acarretar graves queimaduras.

Para ficar por dentro dessa e outras dicas para seu automóvel, acesse nosso blog!