A Barão Pneus está sempre orientando seus clientes a fazer revisões constantes em seu veículo, isso porque, a durabilidade e vida útil do mesmo permanecerá mais intacta, proporcionando assim menos problemas e mais resistência. Um desses serviços inclui-se o balanceamento no seu veículo, muitos se confundem com alinhamento, mas o balanceamento tem outra finalidade. Confira agora a importância de manter o balanceamento em dia no seu carro.
O que é alinhamento?
O alinhamento regula a diferença de angulação das rodas em relação ao chão. Elas devem se manter paralelas entre si e em ângulo reto para a pista. A diferença notada pelo motorista é na condução — o veículo não “puxa” para nenhum dos lados. Os principais sinais da falta de alinhamento do carro é a resposta diferente aos movimentos do volante e a trepidação. Isso porque há uma diferença nas forças que movimentam o carro. Nessa hora, alguns equipamentos com os alinhadores de direção podem ser úteis. A função é simples — avaliar o ângulo em relação ao eixo do automóvel. Não se esqueça de que o alinhamento só pode ser feito com os pneus completamente calibrados.
Como saber se o carro precia de alinhamento?
Os sintomas de um carro que está fora de alinhamento são:
- Desgaste irregular ou rápido dos pneus;
- Puxando ou afastando-se de uma linha reta;
- Sair de uma linha reta em uma estrada plana;
- Raios do volante para um lado, enquanto dirigindo em uma estrada reta e plana.
Quanto tempo dura um alinhamento de um carro?
O tempo para operação do serviço é curto, em média 30 minutos, é simples e deve ser feita por especialistas com equipamentos adequados e aqui na Barão Auto Center você tem total suporte e auxilio para este tipo de trabalho, pois nossos profissionais são treinados e tem total responsabilidade e confiabilidade para fornecer a melhor revisão e serviço de alinhamento no seu veículo.
O que é balanceamento?
Quando se anda com um carro por muito tempo, algumas coisas começam a acontecer com os pneus. Uma delas é a mudança no diâmetro, isto é, na medida de sua circunferência. Isso faz com que os pneus se desgastem de forma irregular e pouco uniforme, gerando insegurança, instabilidade e trepidação desconfortável. O balanceamento é uma forma de recuperar o equilíbrio entre os pneus do veículo e o uso de contrapesos de chumbo. Isso permite que o automóvel fique mais estável e dirigível, melhorando a experiência de direção. Além disso, o balanceamento evita danos à suspensão e à direção do carro, reduzindo até o consumo de combustível
Como saber que o veículo está desbalanceado?
“Se o automóvel trepida, a carroceria vibra ou o volante oscila”. Cuidado, ele pode estar desbalanceado. Quando uma roda está desbalanceada significa que ela realiza movimentos de translação e rotação em torno de eixos diferentes do que os programados, porque a distribuição de massa do conjunto roda e o pneu fica desequilibrado. Em outros casos, o defeito é relegado a segundo plano até que chega a afetar outras partes do carro, colocando em risco a vida do condutor e de seus passageiros. Um veículo desbalanceado, por exemplo, pode afetar os componentes que garantem a boa dirigibilidade e segurança do automóvel, como a direção.
Sendo assim, o procedimento de balancear seu automóvel equilibra o conjunto roda/pneu/válvula ou câmara do veículo por meio de contrapesos de chumbo. Sua função é melhorar a estabilidade do veículo e, consequentemente, a dirigibilidade, pois assim como o alinhamento, está ligado á suspensão do carro e, apesar de serem procedimentos bem diferentes, andam de mãos dadas, pois regulam trepidações que podem ocorrer na direção, evitando o desgaste irregular dos pneus e possíveis acidentes dessa prática.
Como saber se o carro precisa de balanceamento?
Os sintomas de uma roda que está fora do balanceamento certo são:
- Vibração no volante em determinadas velocidades;
- Vibração no banco ou piso em determinadas velocidades;
- Padrão de desgaste recortado ou em concha sobre os pneus.
Quando fazer o balanceamento do carro?
- Quando os pneus atingirem 10 mil km rodados;
- Forem trocados por novos;
- Feito rodízio de pneus;
- O motorista sentir qualquer vibração estranha no volante;
- Houver reparo na câmara de ar dos pneus.
Quais são os riscos de não fazer o alinhamento e o balanceamento do carro?
Comprar um conjunto de pneus de boa qualidade para o veículo é um gasto relativamente alto. Dessa forma, é preciso tomar todos os cuidados para garantir que a vida útil desse item seja preservada.
O alinhamento e balanceamento das rodas permite que os pneus não se desgastem excessivamente em nenhuma parte, o que acarretaria a sua troca precoce. O mesmo vale para os componentes da suspensão, que também podem sofrer desgaste prematuro se o automóvel estiver desalinhado.
Além disso, o alinhamento e balanceamento incorreto do veículo o deixam mal posicionado, tornando o seu manuseio e o controle do volante mais trabalhosos. Isso é prejudicial principalmente em situações adversas, como dias de chuva ou óleo na pista, em que o carro tende a sair um pouco do controle. Sendo assim, se esses serviços não são feitos da maneira correta, há perigo para o motorista e os passageiros.
Precisando de um serviço automotivo? Acesse nosso site e saiba mais sobre nossos serviços!
A Barão Pneus tem os melhores profissionais, altamente qualificados e confiáveis para lidar com serviços de balanceamento e outros, por isso se sentir desconfortável com seu veículo, dê uma passadinha aqui, pois temos todo suporte e assistência necessária para seu automóvel.
A Barão Pneus está sempre perto de você! Visite uma de nossas três lojas (Mercês, Cristo Rei, Visconde) ou se preferir, faça o agendamento online em qualquer uma delas e aproveite pra conhecer nossos serviços e produtos.
Barão Pneus o seu autocenter de confiabilidade!