Quando fazemos essa pergunta para a maioria dos donos de veículos automáticos que chegam até nós, a reação de surpresa é a mais comum, isso porque grande parte acha que o óleo do câmbio automático dura tanto tempo quanto o veículo.
Muitos não imaginam que não trocar o óleo do câmbio automático pode acarretar grandes problemas. Você pensa assim? Sabia que não estar com o óleo do câmbio automático pode causar danos e você precisa ficar atento a isso.
Troca de óleo de câmbio automático
Todos nós gostaríamos que o óleo do câmbio automático durasse tanto quanto o carro, mas nem sempre é assim. É preciso trocar e revisar também esse sistema mesmo quando ele é automático.
Esse assunto se tornou necessário ainda mais agora depois que o carro automático deixou de ser um privilégio só do segmento de carros mais sofisticados e até mesmo os mais comuns estão vindo sem o pedal de embreagem.
Então se você tem um carro com câmbio automático a sua dúvida deve ser a de muita gente, por que trocar o óleo do câmbio automático sendo que algumas fábricantes recomendam que não troque?
Existe um dilema muito grande quanto a esse assunto, por isso nós estamos perguntando se a sua troca de óleo de câmbio automático está em dia. Acredite, é comum chegar até nós reclamações do tipo: meu carro teve um problema grave porque não troquei o óleo de câmbio, mas a fabricante recomenda não trocar, como pode isso?
Acontece que o óleo do câmbio também pode sofrer com o superaquecimento do motor e se isso aconteceu, principalmente se o seu carro for de segunda mão, e o proprietário anterior não trocou, ele pode danificar os componentes do câmbio.
Mas, a questão principal deste conteúdo é:
É preciso trocar o óleo de câmbio automático?
Respondendo de um jeito bem justo, dizemos a você que depende. Depende principalmente do manual do fabricante do seu veículo.
Existem alguns câmbios automáticos que sim, vão exigir a substituição ou a troca de óleo do câmbio automático quando atingir uma elevada quilometragem 40.000 km/80.000 km ou até mais de 100 mil km.
E é nesses casos onde perguntamos se a sua troca de óleo do câmbio automático está em dia. Logo, você precisa conferir se o manual do fabricante do seu automóvel recomenda a troca.
Se ao verificar, você perceber que há essa exigência de troca, então você deve verificar se a troca de óleo está em dia.
Se a fabricante não recomenda a troca, fique tranquilo que o fluido deve durar a vida inteira mesmo.
Agora, se você está com dúvida sobre se deve ou não trocar o óleo de câmbio automático do seu veículo, ou se você não identificou essa exigência no manual de instrução e quer tirar suas dúvidas, você pode a qualquer momento falar com a nossa equipe e agendar uma visita para desencarne de consciência.
Lembrando que nós fazemos revisão, manutenção e conserto de todos os sistemas de partes do seu veículo. Somos uma oficina profissional e especializada em veículos automáticos e só trabalhamos com profissionais qualificados Fale Conosco!