Tire suas dúvidas sobre vazamento de óleo

Bom, se você já acompanha o nosso blog há algum tempo, deve saber que não existe somente uma causa para o vazamento de óleo nos veículos, certo? Inclusive o artigo anterior foi sobre o que pode significar um vazamento de óleo.

Nós poderíamos apontar várias causas para este problema. Mas vamos fazer melhor: responderemos às perguntas mais comuns sobre esse assunto. Vamos lá?

Antes, vamos deixar aqui 4 causas mais prováveis de vazamento de óleo:

  1. Excesso de óleo;
  2. Desgaste da junta do cabeçote;
  3. Retentores;
  4. Problema no cárter.

De acordo com especialistas, normalmente, o vazamento de óleo não começa no retentor.

Agora, vamos às perguntas:

Tire suas dúvidas sobre vazamento de óleo

É verdade que os motoristas são os principais responsáveis pelo vazamento do óleo do veículo? Não. Isso pode ocorrer quando o motorista colocar mais óleo que a capacidade. Mas, embora isso seja comum, não é a principal causa. 

A dica é sempre saber o que está sendo feito ao mexer no seu veículo.

Em que nível o óleo deve ficar para evitar o vazamento? Na vareta de óleo, você vai conseguir identificar uma marcação para mínimo e máximo. O óleo deve ficar entre estas medidas.

O que acontece se for colocado menos óleo do que o recomendado pelo manual do proprietário? Nesse caso, existe a probabilidade de que o motor funda. Sendo assim, a dica é: tome cuidado para colocar a medida correta de óleo. Para isso, você pode seguir a recomendação do manual do proprietário. Agora, se você já colocou mais óleo do que deveria, precisará sangrar o excesso.

Vazamento de óleo: passo a passo para conferir o óleo

  1. Nunca verifique o nível do óleo com o motor ainda quente.
  2. Espere 20  minutos para dar tempo do motor ficar mais frio e o óleo descer para o cárter.
  3. Prefira verificar o nível de óleo de manhã cedo, antes de ligar o carro.

Se você ainda tem dúvidas sobre vazamento de óleo, fale com nossos profissionais e entenda qual é a melhor maneira de evitar esse e outros problemas.

Aqui no site, você encontra outros artigos para esclarecer suas dúvidas sobre muitos problemas e fica conhecendo um pouco mais nossos profissionais e serviços.

Procure-nos, traga o seu veículo e faça a vistoria com alguns dos melhores profissionais do Brasil.