Como Funciona o Sistema de suspensão do carro?
Os sistemas de suspensão não tendem a ter muita publicidade, mas eles provavelmente são o fator mais importante no dia-a-dia de seu carro. Os fabricantes de automóveis estão sempre ajustando e refinando seus projetos em busca desse ideal indescritível: um passeio perfeito, combinado com um manejo digno de corrida para conforto do motorista. Afinal a suspensão impede aquele “Bum”ou em outras palavras um impacto seco no carro quando está em movimento em estradas de difíceis acesso. Mas como funciona esse mecanismo? E quais suas formas de serem aplicadas?
Suspensão não independente
Um carro com tração traseira geralmente tem um eixo vivo, um tubo que contém ambos os eixos de transmissão (meio-eixos) e as engrenagens diferenciais. Um carro de quatro rodas pode também ter um eixo dianteiro vivo.
Um eixo morto – um feixe rígido – agora é usado na frente apenas em camionetas e caminhões. Alguns carros com tração dianteira possuem um eixo traseiro morto. Um eixo rígido terá molas e ligações para evitar movimentos laterais.
Suspensão Independente
Em vez de compartilhar um eixo comum, cada roda em um carro com suspensão independente é independente do corpo ou subtrama sendo utilizadas diferentes combinações de mola.
Quando as rodas conduzidas são independentemente suspensas, o diferencial é fixado ao quadro e conduz as rodas por eixos de transmissão articulados.
Abaixo dois exemplos de suspensão:
Suspensão do wishbone
Uma suspensão de triangulo duplo. Os Wishbones estão instalados em suas extremidades exteriores para a parte superior e inferior do membro giratório da direção. Os dois garfos de cada espinha de proa se estendem para dentro para girar no quadro. Uma barra de amarração – uma barra estabilizadora – está conectada entre o quadro e a órbita inferior.
Suspensão do braço traseiro
Suspensão do braço traseiro em um carro com tração traseira. O braço está preso ao cubo da roda traseira e se amplia para um V cujos dois braços se estendem para a frente para girar no quadro. O diferencial é fixado ao quadro e os eixos de transmissão possuem juntas universais.
Agora que você sabe como funciona um pouco mais deste artificio, não esqueça que também é necessário a revisão para mantê-lo sempre em dia com seu carro e seu conforto. Por isso a Barão Pneus está aqui para melhor atende-lo.
Revisão de suspensão: Porque é tão importante para a segurança do veículo?
Você já fez a revisão da suspensão do seu veículo este ano? Se ainda não fez, saiba que fazer a revisão de suspensão é importante para segurança no seu veículo. Se você tem dúvidas e gostaria de saber mais sobre esse assunto, fique conosco até o final.
O sistema de suspensão é composto por mola, braço oscilante, pivô, barra estabilizadora e amortecedores. E talvez você não saiba, mas ela está ligada ao equilíbrio do seu veículo e não estar atento a ela pode acarretar em grandes prejuízos, principalmente porque a suspensão que é uma das manutenções mais caras.
A suspensão do carro é a principal responsável por sua estabilidade nas curvas e freadas. Manter a revisão da suspensão em dia é fundamental para o controle da direção e principalmente para que o sistema de frenagem funcione corretamente. Portanto, a conclusão é lógica: a revisão de suspensão é muito importante para a segurança do veículo!
A equipe de profissionais da Barão Auto Centro reforça o alerta: a falta de cuidados e atenção devida pode causar diversos problemas, dentre os quais destacamos:
- desgaste dos pneus;
- problemas na direção;
- acidentes (desde os mais simples até os mais graves)
O sistema é composto por mola, braço oscilante, pivô, barra estabilizadora e amortecedores.
Como saber se a sua suspensão já está precisando de manutenção?
Caso você não saiba, a revisão da suspensão do seu veículo deve acontecer periodicamente, independente de apresentar ou não problemas, até porque a revisão é fundamental para evitar que problemas sejam se apresentem e se agravem prejudicando outras partes do carro.
Portanto, se você ainda não fez a manutenção ou revisão da suspensão do seu veículo este ano, entre em contato agora mesmo com a Barão Auto Centro e agende a sua. Não corra riscos desnecessários.
Dito isso, vamos as dicas que vão te ajudar a saber se já está na hora de fazer a revisão da suspensão:
- Já passou de 20 mil quilômetros rodados desde a última manutenção? Então está na hora.
- A suspensão faz alguns barulhos e ruídos? É hora de fazer a revisão.
- A direção começou a apresentar dificuldades na hora de manobrar seu carro? é um indício de que a revisão precisa ser feita
Se você perceber uma dessas três situações, pare de rodar e marque para fazer uma manutenção ou revisão, pois dirigir com as peças danificadas poderá aumentar os problemas já existentes, e também os seus custos com reparos e conserto. É sempre melhor prevenir do que remediar.
Venha visitar uma de nossas lojas (Mercês, Cristo Rei, Visconde) e ser atendido pela melhor equipe de mecânicos de Curitiba, venha para Barão Pneus!