Telefone Televendas Cargas e Caminh√£o Telefone Televendas Autocentro
Revendedor Oficial Goodyear
  • 1847

Suspens√£o

Sistema de suspens√£o do carro, como Funciona?

Os sistemas de suspens√£o n√£o tendem a ter muita publicidade, mas eles provavelmente s√£o o fator mais importante no dia-a-dia de seu carro. Os fabricantes de autom√≥veis est√£o sempre ajustando e refinando seus projetos em busca desse ideal indescrit√≠vel: um passeio perfeito, combinado com um manejo digno de corrida para conforto do motorista. Afinal a suspens√£o impede aquele “Bum”ou em outras palavras um impacto seco no carro quando est√° em movimento em estradas de dif√≠ceis acesso. Mas como funciona esse mecanismo? E quais suas formas de serem aplicadas?

Suspens√£o n√£o independente
Um carro com tração traseira geralmente tem um eixo vivo, um tubo que contém ambos os eixos de transmissão (meio-eixos) e as engrenagens diferenciais. Um carro de quatro rodas pode também ter um eixo dianteiro vivo.
Um eixo morto – um feixe r√≠gido – agora √© usado na frente apenas em camionetas e caminh√Ķes. Alguns carros com tra√ß√£o dianteira possuem um eixo traseiro morto. Um eixo r√≠gido ter√° molas e liga√ß√Ķes para evitar movimentos laterais.

Suspens√£o Independente
Em vez de compartilhar um eixo comum, cada roda em um carro com suspens√£o independente √© independente do corpo ou subtrama sendo utilizadas diferentes combina√ß√Ķes de mola.
Quando as rodas conduzidas são independentemente suspensas, o diferencial é fixado ao quadro e conduz as rodas por eixos de transmissão articulados.

Abaixo dois exemplos de suspens√£o:

Suspens√£o do wishbone
Uma suspensão de triangulo duplo. Os Wishbones estão instalados em suas extremidades exteriores para a parte superior e inferior do membro giratório da direção. Os dois garfos de cada espinha de proa se estendem para dentro para girar no quadro. Uma barra de amarração Рuma barra estabilizadora Рestá conectada entre o quadro e a órbita inferior.

Suspensão do braço traseiro
Suspensão do braço traseiro em um carro com tração traseira. O braço está preso ao cubo da roda traseira e se amplia para um V cujos dois braços se estendem para a frente para girar no quadro. O diferencial é fixado ao quadro e os eixos de transmissão possuem juntas universais.

Agora que você sabe como funciona um pouco mais deste artificio, não esqueça que também é necessário a revisão para mantê-lo sempre em dia com seu carro e seu conforto. Por isso a CarPlus está aqui para melhor atende-lo.
Venha visitar uma de nossas lojas (Merc√™s, Cristo Rei, Visconde) e ser atendido pela melhor equipe de mec√Ęnicos de Curitiba, venha para CarPlus!

Texto: Sabrina Marques.

AGENDAMENTO

Agende o dia e horário de sua preferência para ser atendido na CarPlus.

AGENDAR
CATEGORIAS