Carga e Caminhão: (41) 3382-1848
Televendas: (41) 3195-2575
Revendedor Oficial Goodyear
  • 9

Saiba quando fazer balanceamento no seu carro e a importância disso!

Existem alguns cuidados que são essenciais para prolongar a vida útil do seu veículo. Saber quando fazer balanceamento está entre eles. Trata-se de um procedimento fundamental não só para a boa performance do carro, mas para a segurança de quem está dentro dele. Neste post, você vai entender o que diferencia os procedimentos de balanceamento, alinhamento e cambagem, além de descobrir qual é a melhor hora para cada um ser feito. Preparado? Então, vamos lá!

Qual é a diferença entre balanceamento, alinhamento e cambagem?

De forma geral, balanceamento, alinhamento e cambagem são formas de compensar a perda de parâmetros e equilíbrio, resultante do desgaste do veículo. O objetivo é prolongar o seu uso e evitar uma troca de carro precoce. Parece confuso? A seguir, veja em mais detalhes como cada um funciona.

O que é alinhamento?

O alinhamento regula a diferença de angulação das rodas em relação ao chão. Elas devem se manter paralelas entre si e em ângulo reto para a pista. A diferença notada pelo motorista é na condução — o veículo não “puxa” para nenhum dos lados. Os principais sinais da falta de alinhamento do carro é a resposta diferente aos movimentos do volante e a trepidação. Isso porque há uma diferença nas forças que movimentam o carro. Nessa hora, alguns equipamentos com os alinhadores de direção podem ser úteis. A função é simples — avaliar o ângulo em relação ao eixo do automóvel. Não se esqueça de que o alinhamento só pode ser feito com os pneus completamente calibrados.

O que é balanceamento?

Quando se anda com um carro por muito tempo, algumas coisas começam a acontecer com os pneus. Uma delas é a mudança no diâmetro, isto é, na medida de sua circunferência. Isso faz com que os pneus se desgastem de forma irregular e pouco uniforme, gerando insegurança, instabilidade e trepidação desconfortável. O balanceamento é uma forma de recuperar o equilíbrio entre os pneus do veículo e o uso de contrapesos de chumbo. Isso permite que o automóvel fique mais estável e dirigível, melhorando a experiência de direção. Além disso, o balanceamento evita danos à suspensão e à direção do carro, reduzindo até o consumo de combustível

AGENDAMENTO

Agende o dia e horário de sua preferência para ser atendido na Barão Auto Centro.

AGENDAR
ÚLTIMOS POSTS
CATEGORIAS