O rolamento esticador é responsável por fazer a correia dentada trabalhar de forma justa nas polias dos eixos. Quando perde ação, ele afrouxa a correia e faz com ela “pule” um ou mais dentes das polias. Assim, as válvulas vão abrir e fechar nos momentos errados.
Na melhor das hipóteses, o motor irá apresentar marcha lenta irregular e desempenho inferior ao esperado. Em situação intermediária, há o atropelamento das válvulas, ou seja, choque entre as válvulas e pistões. Tal fenômeno deforma as válvulas, suas respectivas guias e danifica a cabeça dos pistões.
Portanto, ao invés de aproveitá-lo, é mais seguro realizar a troca. Isso garantirá que sua nova correia trabalhe na tensão certa e evite reparos a curto prazo dentro do motor de seu veículo, pois haverá um determinado momento em que sinais de fadiga serão perceptíveis quando o rolamento começar a trabalhar, ruídos serão ouvidos.
É na oficina que examinamos se não há risco de vazamento em alguma das peças, se as galerias do bloco não estão obstruídas, se há ferrugem em alguma parte do sistema, entre outros cuidados que peritos no assunto devem tomar.
Dúvidas? Entre em contato conosco e aproveite para agendar a sua revisão. Faça o seu orçamento e saiba qual unidade está mais próxima de você!