Carga e Caminhão: (41) 3382-1848
Televendas: (41) 3195-2575
Revendedor Oficial Goodyear
  • 57

Como saber se o carro precisa de alinhamento e balanceamento?

O alinhamento das rodas e balanceamento de rodas são duas coisas totalmente diferentes, mas muitas vezes as pessoas ficam confusas. Em poucas palavras, o alinhamento da roda consiste em ajustar os ângulos das rodas de modo que eles estejam perpendiculares ao solo e paralelos uns aos outros. O objetivo destes ajustes é obter a vida máxima do pneu e um veículo que segue reto e estável quando dirigido por uma estrada reta e plana. O balanceamento da roda, por outro lado, permite aos pneus e rodas girar sem causar quaisquer vibrações. Isto é conseguido através da verificação do peso de todos os pontos ​​sobre o conjunto roda/pneu e compensar através da colocação de um peso de chumbo medido no lado oposto da roda de onde já está sendo pesado, equilibrando a distribuição do peso entre as rodas do veículo.

Como saber se o carro precisa de alinhamento?
Os sintomas de um carro que está fora de alinhamento são:

  • Desgaste irregular ou rápido dos pneus;
  • Puxando ou afastando-se de uma linha reta;
  • Sair de uma linha reta em uma estrada plana;
  • Raios do volante para um lado, enquanto dirigindo em uma estrada reta e plana.

Como saber se o carro precisa de balanceamento?
Os sintomas de uma roda que está fora do balanceamento certo são:

  • Vibração no volante em determinadas velocidades;
  • Vibração no banco ou piso em determinadas velocidades;
  • Padrão de desgaste recortado ou em concha sobre os pneus.

Quais são os riscos de não fazer o alinhamento e o balanceamento do carro?
Comprar um conjunto de pneus de boa qualidade para o veículo é um gasto relativamente alto. Dessa forma, é preciso tomar todos os cuidados para garantir que a vida útil desse item seja preservada.
O alinhamento e balanceamento das rodas permite que os pneus não se desgastem excessivamente em nenhuma parte, o que acarretaria a sua troca precoce. O mesmo vale para os componentes da suspensão, que também podem sofrer desgaste prematuro se o automóvel estiver desalinhado.
Além disso, o alinhamento e balanceamento incorreto do veículo o deixam mal posicionado, tornando o seu manuseio e o controle do volante mais trabalhosos. Isso é prejudicial principalmente em situações adversas, como dias de chuva ou óleo na pista, em que o carro tende a sair um pouco do controle. Sendo assim, se esses serviços não são feitos da maneira correta, há perigo para o motorista e os passageiros.
Precisando de um serviço automotivo? Acesse nosso site: https://baraoautocentro.com.br/ e saiba mais sobre nossos serviços!

AGENDAMENTO

Agende o dia e horário de sua preferência para ser atendido na Barão Auto Centro.

AGENDAR
ÚLTIMOS POSTS
CATEGORIAS