Carga e Caminhão: (41) 3382-1848
Televendas: (41) 3195-2575
Revendedor Oficial Goodyear
  • 37

Aprenda quatro passos indispensáveis para calibrar os pneus

Você sabia que a falta de manutenção nos pneus pode prejudicar o desempenho do carro, aumentar o consumo de combustível, além de afetar sua segurança e dos passageiros? Um dos cuidados necessários e que pode ser feito pelo próprio motorista é a calibragem dos pneus. Para se ter uma ideia, a pressão incorreta pode reduzir a durabilidade desse item em pelo menos 8 mil quilômetros!

Quer aprender a calibrar os pneus do seu carro corretamente? Então você está no lugar certo! A seguir, vamos mostrar quatro passos indispensáveis para realizar esse procedimento.

1. Faça a calibragem com os pneus frios 
A primeira informação básica que você precisa saber é que, para calibrar os pneus, eles precisam estar frios. Quanto maior a temperatura, maior será a pressão e vice-versa, o que influencia diretamente na calibragem correta.  Por isso, o ideal é que o veículo percorra uma pequena distância para realizar o procedimento. Caso isso não seja possível, acrescente de duas a três libras em relação à pressão recomendada.

2. Utilize a pressão correta
De nada adianta calibrar os pneus periodicamente se você não sabe bem qual é a pressão correta que deve ser utilizada. Aliás, isso pode trazer diversos problemas, como a perda de estabilidade do veículo nas curvas, direção pesada, desgaste localizado e prematuro dos pneus, entre outras complicações. Desse modo, é fundamental observar as recomendações do fabricante, que podem ser verificadas no manual do proprietário, na parte interna da porta do motorista ou, em alguns veículos, na tampa do tanque de combustível.

3. Considere o peso que o carro está carregando 
No manual do proprietário, você verá, ainda, que o peso carregado pelo veículo também deve ser levado em consideração na hora de calibrar os pneus. Se estiver sem carga, a pressão será menor do que com mais ocupantes ou bagagens, por exemplo. Além disso, é preciso verificar em qual dos pneus será preciso aumentar a pressão. Isso porque, dependendo de onde estiver localizado o peso, a recomendação é que se altere a pressão apenas dos pneus traseiros ou dianteiros.

4. Calibre os pneus periodicamente 
Esta é uma dúvida bem frequente: afinal, de quanto em quanto tempo deve ser feita a calibragem dos pneus? Bom, se você tem andado com frequência no seu carro, isto é, não tem deixado ele parado ou mesmo viajado e percorrido longas distâncias, o ideal é calibrar uma vez por semana ou, no máximo, a cada 15 dias. Nos casos de veículos que percorrem muitos quilômetros durante o mês, a calibragem deve ser feita a cada 500 km, se ocorrer antes dos 15 dias. Já em carros pouco utilizados, o procedimento é necessário apenas uma vez a cada 30 dias.

Viu como é fácil calibrar os pneus? Não se esqueça de fazer o procedimento também no estepe do veículo. A diferença é a pressão a ser colocada: uma ou duas libras a mais do que o recomendando, pois, como ele fica guardado no porta-malas, é possível que esvazie mais rapidamente.

AGENDAMENTO

Agende o dia e horário de sua preferência para ser atendido na Barão Auto Centro.

AGENDAR
ÚLTIMOS POSTS
CATEGORIAS