como-calibrar-pneu

Como Calibrar Pneus de Carro?

Manter a calibragem adequada dos pneus é crucial para o desempenho do seu veículo e a sua própria segurança. A pressão correta não só influencia no consumo de combustível, mas também na durabilidade dos pneus. Você sabia que circular com o estepe vazio pode resultar em multas? Vamos te orientar sobre como evitar esses problemas.

Para garantir a saúde dos seus pneus e o bom funcionamento do seu carro, é recomendável verificar a calibragem semanalmente se você utiliza o veículo principalmente na cidade, ou a cada 3 a 4 dias se faz viagens frequentes. Consulte sempre o manual do proprietário ou a etiqueta na parte interna da porta do motorista para as especificações de pressão adequadas, levando em consideração o peso atual do veículo.

No posto de combustível mais próximo, localize a bomba de ar e siga estes passos simples:

  1. Digite a pressão correta no visor do calibrador.
  2. Remova a tampa do pino do pneu.
  3. Encaixe a mangueira no bico do pneu.
  4. Aguarde o sinal sonoro do equipamento indicando a pressão ideal.
  5. Recoloque a tampa no pino.

Repita esse processo nos outros quatro pneus, incluindo o estepe. Dessa forma, você não só evita um aumento de até 0.3% no consumo de combustível por quilômetro rodado, mas também uma multa de R$ 195,23 por circular com o estepe vazio.

4 dicas indispensáveis para calibrar os pneus

1. Calibre os Pneus com eles Frios:

Lembre-se de que os pneus devem estar frios para uma calibragem precisa. Caso não seja possível, adicione de duas a três libras a mais em relação à pressão recomendada.

2. Utilize a Pressão Correta:

É crucial seguir as especificações de pressão indicadas pelo fabricante, que podem ser encontradas no manual do proprietário, na parte interna da porta do motorista ou até mesmo na tampa do tanque de combustível.

3. Considere o Peso do Veículo:

A carga que o veículo está transportando influencia na pressão dos pneus. Verifique as recomendações do manual do proprietário para ajustar a pressão conforme necessário, especialmente se estiver carregando passageiros ou carga adicional.

4. Calibre os Pneus Regularmente:

A frequência ideal de calibragem varia de acordo com o uso do veículo. Se você dirige regularmente, calibre os pneus semanalmente ou a cada 15 dias. Para veículos que percorrem longas distâncias, faça a calibragem a cada 500 km ou conforme necessário. Em veículos pouco utilizados, uma calibragem mensal é suficiente.

Lembre-se de também verificar a pressão do estepe regularmente, adicionando uma ou duas libras a mais do que o recomendado, já que ele tende a esvaziar mais rapidamente por ficar guardado no porta-malas.

Quer saber mais sobre a importância da calibragem dos pneus? Confira nossos artigos sobre 175/70 R13, 265/60 R18, 235/45 R19 e dicas de balanceamento e cambagem para garantir a segurança e o melhor desempenho do seu veículo.