5 sinais de que você abasteceu com combustível adulterado

Os problemas causados pelo abastecimento com combustível adulterado vão desde a perda de potência do motor, até danos irreversíveis em outros componentes como os pistões.

Fique atento ao combustível que você coloca no seu veículo, pois abastecer com combustível adulterado é um grande perigo para você e seu veículo. 

Não se trata apenas de prejuízo ao seu bolso. Tem também a contaminação do óleo, a carbonização e o depósito de resíduos no meio ambiente, e também as deformações de componentes do motor do seu veículo, como já dissemos acima.

Dito isso, queremos agora que você conheça 5 sinais de que o seu combustível é adulterado.

Sinais de combustível adulterado

  1. Aumento de consumo

Um dos primeiros sinais de que o combustível é adulterado, é o aumento no consumo. 

Portanto, se você abasteceu em um posto no qual não costuma ir, ou mesmo no que já costuma ir, e notou que o combustível acabou muito mais rápido que o normal, fique atento. 

 2.  Luz de alerta do motor

Acender a luz de alerta do motor no painel é o principal indicador. Isso porque essa luz indica uma possível anomalia no sistema de injeção eletrônica, e o combustível adulterado é uma das causas.

Esse sistema é específico em seu controle e admissão de combustível, e calcula a porcentagem de mistura com ar, por isso pode ter dificuldades para lidar com etanol ou gasolina adulterados. O que faz com que a luz se mantenha acesa.

Claro que não é a única coisa que a leva a se acender. Mas, se isso acontecer logo depois que você abasteceu o carro, é um indicador sim.  

3. Óleo contaminado

Se na sua troca de óleo você notar mudanças nas características , saiba que esse também pode ser um indicador combustível adulterado, com água demais.

4. Carro fica “engasgando”

Sabe quando o carro está dando pequenas engasgadas, pequenas falhas nas quais parece que o motor vai morrer? Pois é, esse é um outro sinal para você ficar atento ao seu combustível.

5. Perda de potência

Se o veículo parece menos potente do que o normal, é outro sinal de que o posto utilizado deve ser olhado com desconfiança. 

E se você desconfia do posto, saiba que você tem o direito de pedir um teste de prova na hora para garantir a qualidade do combustível que você está comprando. 

Esse é um direito seu e é garantido por lei.

Quer saber mais sobre isso? 

Leia o artigo que publicamos anteriormente: Gasolina a sete reais: Saiba como certificar a qualidade do combustível 

Até o próximo artigo e fique atento!